By

Multitudinária procissão homenageia Nossa Senhora dos Prazeres

13 de abril de 2015

Procissão de Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes

“Maria torre invencível,/cercada de escudos mil,

nas lutas dos Guararapes,/ salvou a fé do Brasil”

Rainha, vimos buscando/ as bênçãos do vosso amor

Guardai-nos sempre no peito/ da graça o santo esplendor.

(Hino de Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes)

Uma multidão de fiéis compareceu ao Santuário de Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes para as festas da padroeira.

A devoção à Virgem Maria, com o título de Nossa Senhora dos Prazeres, é muito antiga e teve sua origem em Portugal. A mãe de Jesus foi assim chamada para recordar as suas sete alegrias aqui na terra junto de Seu Filho, Jesus.

Foi quando as armas das trevas,/lutando contra a luz

Plantavam dos erros a cizânia/ nas terras de Santa Cruz.

No campo duros combates/ no templo muita oração

A Virgem Mãe dos Prazeres/ estende aos bravos a mão.

Na guerra trouxe a vitória,/ na paz nos livra do mal

Na vida é nossa esperança,/ na morte um grande fanal.

Em Pernambuco, a devoção a Nossa Senhora dos Prazeres está ligado aos episódios da Insurreição Pernambucana. Antes da I Batalha dos Guararapes o mestre de campo Francisco Barreto de Menezes fez um voto a Nossa Senhora dos Prazeres de edificar uma igreja em sua honra no local da batalha, caso fosse vitorioso. E, por duas vezes, as tropas brasileiras venceram os invasores holandeses, muito superiores em número e armamentos. Por essa razão Nossa Senhora dos Prazeres, além de padroeira do município de Jaboatão dos Guararapes é também padroeira do Comando Militar do Nordeste.

A procissão de Nossa Senhora dos Prazeres foi presidida por Dom Luiz Pedro Soares, OSB,  Prior do Mosteiro de São Bento de Olinda.

Do negro abismo da culpa/ a vós erguemos o olhar

Maria, estrela bendita,/ Bendita estrela do mar.

 Guardai na infância a candura/ nos jovens, santo temor

Guardai a todos bem perto/ de Cristo Nosso Senhor.

Que a luz de Cristo ilumine/ as leis de nosso país

Sem ela não há na terra,/ nação nem povo feliz.

Ó dai-nos, Mãe, os tesouros/ de vosso Filho Jesus

em jorros eles transbordam/ do peito aberto na cruz.

5 Responses to Multitudinária procissão homenageia Nossa Senhora dos Prazeres

  1. Dom Rafael Maria Francisco da Silva,osb says:

    A devoção a N. Srª dos Prazeres não se baseia só nas 7 Alegrias de Maria na vida de Cristo, mas seu núcleo central é a experiêcnia de Maria na Páscoa. Isto é confirmado pela data da festa que ocorre na 2ª feira da Segunda Semana da Páscoa. Festa que foi tradição em Portugal desde o século XVI em três liturgias de Lisboa, Braga e Évora. Cf. Tese de Doutorado de Dom Rafael Maria F. da Silva,osb. «A fundamentação teológica do culto a Santa Maria Gaudiorum (n. Srª dos Prazres). História, Tradição, Liturgia e Arte. Roma 2008, pp.250.

  2. Sérgio Itamar Alves says:

    Salve Maria,mãe do Cristo ressuscitado,nosso redentor e salvador,daí-nos vossa benção.

  3. JOSÉ DE LIMA says:

    Salve Maria – Muito belo , ver que uma multidão se reúnem todos os anos para louvar Nossa Senhora dos Prazeres. Muito significativo este fato histórico que ocorreu nos montes Guararapes, no momento de bravura, ressurge no coração daquele “guerreiro” ( Francisco Barreto de Menezes), o momento de Fé , de credibilidade em Maria Santíssima, e mais uma vez ela ouve ás suas preces e atende ao seu povo , e essa bravura até hoje se repete por milhares de pessoas, mais através do reconhecimento, da importância e porque não do agradecimento. E está batalha se renova cada ano, mais desta vez revestida de amor, de paz, de confiança , E este entusiamo vai tocando cada vez mais no coração das pessoas e é tão fenomenal e verdadeiro que cada ano tem um brilho especial, e por que será ? E aí com grande emoção que concluo respondendo – É a presença soberana de Nossa Senhora no coração de todos Fiés !

  4. Parabéns aos Arautos do Evangelho por todos os anos participarem dessa festa tão bonita! Louvado seja Deus!

Por favor, deixe um comentário