By

“Deverás honrar teu pai”…

09 de Agosto de 2013

          Pelas ruas, cartazes e propagandas anunciam a proximidade do dia em que devemos prestar homenagens àquele que serviu de instrumento de Deus para nos dar a vida. Ele é representado por uma pequena palavra, mas que tem grande significado: pai.

            Ao abrirmos o Livro Sagrado, nos deparamos inúmeras vezes com passagens que fazem referência a este nome, por exemplo:  “Dá ouvidos a teu pai, àquele que te gerou” (Pr 23,22); “Ouvi, meus filhos, os conselhos de vosso pai, segui-os de tal modo que sejais salvos.(Eclo 3,2).

            Noutra passagem, encontramos o seguinte fato:

            “Certa vez, um jovem aproximou-se de Jesus e lhe perguntou: Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna? Disse-lhe Jesus: Por que me perguntas a respeito do que se deve fazer de bom? Só Deus é bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos. Quais? Perguntou ele. Jesus respondeu: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra teu pai, amarás teu próximo como a ti mesmo” (Mt 19, 16-19).

            Ora, quem é este ser em que os Autores Sagrados deitam tanto empenho em exaltar sua figura e o próprio Verbo Encarnado ordena que o honremos a todo custo?

            Ser pai é ser reflexo do Criador, pois nas Sagradas Escrituras ele é, a todo instante, comparado ao Pai Eterno: “Como um pai tem piedade de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem” (Sl 102,13); “Quem dentre vós dará uma pedra a seu filho, se este lhe pedir pão? E, se lhe pedir um peixe, dar-lhe-á uma serpente?  Se vós, pois, que sois maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celeste dará boas coisas aos que lhe pedirem (Mt 7, 9-11).

            Portanto, o pai é o exemplo e a autoridade máxima na família. Devemos honrá-lo e amá-lo a cada dia.  “Deus Todo Poderoso deu filhos aos pais para os moldarem à imagem de Deus. Se o mundo, atualmente está perdendo o respeito à autoridade, é porque esse respeito foi perdido no lar. A preservação do lar requer a restauração do Mandamento “Honrar pai e mãe”, e viver segundo os preceitos do Salvador, que gastou apenas seis horas redimindo, três anos ensinando, mas 30 anos em obediência”¹. Trinta anos em obediência a um varão justo e casto a quem Ele chamou de pai, como se diz: “E era-Lhes submisso”(Lc 2, 51).

Por Diego Maciel

¹SHEEN, Fulton. In:Seleções Reader’s Digest, nº 164 – set. de 1955 – Pág. 159.

2 Responses to “Deverás honrar teu pai”…

Por favor, deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: