By

Jesus está adormecido?

Comentário de Santo Agostinho ao Evangelho da dormição de Jesus na barca

 

Fonte: Santo Agostinho (354‑430), Bispo de Hipona (África do Norte) e Doutor da Igreja. Discursos sobre os Salmos, Salmo 25, n.° 2

 

“Desencadeou‑se, então, um grande turbilhão de vento,

e as ondas arrojavam‑se contra o barco”

 

        Também nós navegamos num lago onde não falta vento nem tempestades; as tentações quotidianas deste mundo quase submergem a nossa barca. Donde vem tudo isso, senão do fato de Jesus estar a dormir? Se Jesus não estivesse adormecido dentro de ti, não sofrerias tais tempestades, mas fruirias de uma grande tranquilidade interior, porque Jesus velaria contigo.

         Que quer isto dizer: “Jesus está adormecido”? Significa que a tua fé em Jesus está caída no sono. As tempestades do lago levantam‑se: vês os maus a prosperar e os bons sofrer ; é uma tentação, um entrechocar de ondas. E, na tua alma, dizes: “Ó meu Deus, é isso a Tua justiça, prosperarem os maus e ficarem os bons abandonados ao sofrimento?” Sim, dizes tu a Deus: “É esta a Tua justiça?”

          E Deus responde: “É isso a tua fé? O que te prometi de fato? Fizeste‑te cristão para singrares neste mundo? Atormentas‑te com o destino dos maus, aqui, quando não conheces o seu destino no outro mundo?”

          Qual o motivo de falares assim e de seres sacudido pelas ondas do lago e pela tempestade? É porque em ti Jesus dorme; quero com isto dizer que a tua fé em Jesus adormeceu no teu coração.

          Que farás para seres libertado? Acorda Jesus e diz‑Lhe: “Mestre, estamos perdidos”. As incertezas da travessia do lago atribulam‑nos; estamos perdidos. Mas Ele despertará, quer dizer, a tua fé voltará; e, com a ajuda de Jesus, refletirás no teu coração e notarás que os bens concedidos hoje aos maus não durarão. São bens que se lhes escaparão durante a vida ou que terão de abandonar no momento da morte. A ti, pelo contrário, o que te for prometido ficar‑te‑á para a eternidade […].

          Vira, pois, as costas àquilo que cai em ruína, e volta o teu rosto para o que permanece perene. Quando Cristo acordar, a tempestade já não te sacudirá o coração, as ondas não afundarão a tua barca, porque o vento e as ondas ficarão sob o comando da tua fé, e então o perigo desaparecerá.

Se gostou, então vote! Clique aqui e deixe o seu voto.

Por favor, deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: