By

“Ave Maria”, a salvação de um bandido

        Na recitação quotidiana de uma “Ave Maria”, a salvação de um bandido.

CASTELO (30)-1

      Um salteador tinha construído uma fortaleza à margem de um caminho, e despojava sem piedade todos que por ali passavam; mas recitava todos os dias a Saudação Angélica, sem que nenhum impedimento o fizesse faltar.

       Um dia vinha passando um santo monge, que os companheiros do bandido se viram no dever de despojar: mas o homem de Deus lhes pediu para ser conduzido junto a seu chefe, dizendo que tinha um segredo a lhe comunicar. 008mongeLevado à presença do salteador, pediu a este que reunisse todos os habitantes da fortaleza, a fim de lhes pregar a palavra de Deus. Mas, quando foram reunidos, o religioso disse: “Não estão todos aqui, falta alguém!” E como se lhe dizia que ninguém faltava: “Procurai bem — repetia ele — vereis que falta alguém!” 

Então um dos bandidos disse: “De fato, um dos criados não está aqui!”

E o monge acrescentou: “É precisamente ele que espero”.

      Mandaram procurá‑lo, mas, à vista do homem de Deus, ele rolou com olhos aterrorizados, debatia‑se como um louco, e recusava aproximar‑se.

       E o homem de Deus lhe disse: “Em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo conjuro‑te a dizer quem és e por que vieste aqui!”

       Respondeu o criado: “Já que sou forçado a falar, sabei que não sou um homem, mas um demônio, que, sob forma humana, mora há quatorze anos junto deste bandido. Nosso chefe enviou‑me junto dele para espreitar o dia em que ele negligenciasse de recitar a Saudação Angélica; porque, neste dia, ele nos pertenceria, e tinha ordem de estrangulá‑lo no campo. Porém, esta única oração quotidiana impedia‑o de cair em nosso poder. Debalde o espreitei: nem uma só vez ele faltou em recitá‑la”. Ao que o bandido, estupefato, caiu aos pés do homem de Deus, pediu seu perdão, e converteu‑se desde então a uma vida melhor.

2 Responses to “Ave Maria”, a salvação de um bandido

Por favor, deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: