By

Missa no Monte das Tabocas

18 de julho de 2018

Estando alguns dias em Recife para dar assistência religiosa à sede dos Arautos do Evangelho, o Pe. José Roberto Polimeni, EP, celebrou uma Missa no Monte das Tabocas, na vizinha cidade de Vitória de Santo Antão.

O Monte das Tabocas foi palco da primeira batalha da Insurreição Pernambucana, em 3 de agosto de 1645. Nessa batalha os luso-brasileiros, muito inferiores em armamentos, obtiveram uma impressionante vitória contra os invasores holandeses.

Narra Diogo Lopes Santiago, historiador da época que, depois de horas de batalha e tendo infligido pesadas baixas aos invasores, os luso-brasileiros se viram encurralados no alto do monte. “Estava a coisa muito ameaçada de perder-se se o Céu não acudia”.

“Senhor Deus, Misericórdia. Irmãos, digamos todos uma Salve Regina à Virgem Mãe de Deus”. Enquanto todo o exército rezava com fervor essa oração, os calvinistas holandeses, tomados de indescritível pânico, começaram a fugir, em grande confusão, enquanto os nossos bradavam: “Vitória!”

No dia seguinte, muitos holandeses aprisionados contaram que, no auge da batalha, viram caminhar entre os católicos uma Mulher muito formosa, com um Menino nos braços; e, junto a Ela, um venerando ancião vestido de branco. Eles davam armas, pólvora e munições aos nossos soldados, sendo tal o resplendor lançado pela Mulher e pelo Menino, que lhes cegava os olhos. Essa visão cau­sou-lhes tanto terror, que se retiraram logo em grande confusão.

Por favor, deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: