By

Sagrado Coração de Jesus! Confio e espero em Vós!

05 de Junho de 2013

Sagrado Coração de Jesus

           Ao iniciarmos o mês de Junho nos deparamos com a festa do Sagrado Coração de Jesus. Quem deu início a esta devoção? Quem foi sua propulsora?

            A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é muito antiga na Igreja, porém, foi a partir das revelações a Santa Margarida Maria Alacoque que esta devoção, tão bela e tão necessária, espalhou-se pelo mundo.

            Margarida nasceu em 22 de Agosto de 1647 em Verosvres, na Borgonha. Após a morte de seu pai, foi morar junto com sua mãe na casa de seu tio Toussant. Conheceu os sofrimentos da vida quotidiana vivendo junto com seus parentes pouco generosos e que não aceitavam a decisão da jovem de seguir uma vocação religiosa.

            Porém, no dia da festividade de São João Evangelista de 1673, estando ela rezando diante do Santíssimo Sacramento do Altar, no convento da Ordem da Visitação de Santa Maria em Paray-le-Monial, Jesus, se apresenta a ela em visão. Relata santa Margarida Maria:

            “Eu estava diante do Santíssimo Sacramento exposto, quando Jesus Cristo apresentou-se a mim, reluzente de glória, com suas cinco chagas brilhantes como outros tantos sóis. Chamas jorravam de todas as partes desta Humanidade Sagrada, sobretudo de seu adorável peito que parecia uma fornalha. Aí me foram reveladas as maravilhas inexplicáveis de seu puro amor e tudo que Ele vez pelos homens, recebendo em troca apenas ingratidão e desprezos.”

            “Jesus me disse: Essa ingratidão me é mais penosa do que todos os sofrimentos que padeci em minha Paixão. Se me retribuíssem em algo esse amor, Eu tomaria como pouco, tudo o que fiz pelos homens e estaria disposto a fazer ainda mais se possível fosse.”

            “Neles, porém, encontro somente friezas e recusas de minhas solicitudes e bondades. Tu pelo menos filha minha, alivia-me ao suprires a ingratidão dos homens em toda medida de que fores capaz”.

          “Me receberás sempre no Santíssimo Sacramento, especialmente nas primeiras sextas-feiras de cada mês. E em todas as noites de quinta para sexta Eu te farei participar da tristeza mortal que se abateu sobre mim no Horto das Oliveiras”.

           Além dessa e de outras revelações, as Doze Promessas foram dadas para aqueles que se tornam devotos do Sagrado Coração. São elas:

1. Darei às almas dedicadas a meu coração todas as graças necessárias a seu estado.

2. Farei reinar a paz em suas famílias.

3. Eu os consolarei em suas penas

4. Serei refúgio seguro durante a vida e, sobretudo, na hora da morte.

5. Derramarei copiosas bênçãos.

6. Os pecadores acharão em meu coração a fonte e o oceano infinito da misericórdia.

7. As almas tíbias se tornarão fervorosas.

8. As almas fervorosas elevar‑se‑ão rapidamente a uma grande perfeição.

9. Abençoarei a casa em que se achar exposta e for venerada a imagem do meu Coração.

10. Darei aos sacerdotes o dom de tocar os corações mais endurecidos.

11. As pessoas que propagarem esta devoção terão seus nomes escritos indelevelmente no meu Coração.

12. O amor todo‑poderoso do meu coração concederá a graça da perseverança final a todos os que comungarem na 1ª sexta‑feira do mês, por nove meses seguidos.

          Existem várias formas de demonstrar a nossa devoção ao Sagrado Coração de Jesus. A novena das primeiras sextas‑feiras é uma maneira toda especial de fazer isso. Você já fez esta novena? Esta é uma ótima oportunidade para começar.

Novena irresistível ao Sagrado Coração

1. Ó meu Jesus, que dissestes: Em verdade vos digo: pedi e recebereis, procurai e achareis, batei e servos-á aberto, eis que eu bato, procuro e peço a graça…

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.
Sagrado Coração de Jesus, confio e espero em Vós!

2. Ó meu Jesus, que dissestes: Em verdade vos digo: qualquer coisa que peçais a meu Pai em meu nome, Ele vô-la concederá, eis que a vosso Pai, no vosso nome, eu peço a graça…

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.
Sagrado Coração de Jesus, confio e espero em Vós!

3. Ó meu Jesus, que dissestes: Em verdade vos digo: passarão o Céu e a Terra, mas as minhas palavras, jamais, eis que, apoiado na infalibilidade de vossas santas palavras, eu peço a graça…

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.

Sagrado Coração de Jesus, confio e espero em Vós!

Oremos:

Sagrado Coração de Jesus, a Quem uma única coisa é impossível, isto é, a de não ter compaixão dos infelizes, tende piedade de nós, míseros pecadores, e concedei-nos as graça. que Vos pedimos por intermédio do Coração Imaculado da vossa e nossa terna Mãe.

São José, amigo do Sagrado Coração de Jesus, rogai por nós.

Salve Rainha.

2 Responses to Sagrado Coração de Jesus! Confio e espero em Vós!

Por favor, deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: