By

Fiéis comemoram Nossa Senhora dos Prazeres

8 de abril de 2013

Nossa Senhora dos Prazeres (imagem levada na procissão)

Milhares de fiéis participaram das comemorações em honra a Nossa Senhora dos Prazeres, celebrada em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana de Recife (PE).

O Santuário de Nossa Senhora dos Prazeres foi erguido nas primeiras décadas do século XVII, por decisão do general Francisco Barreto de Menezes em agradecimento à vitória da Batalha dos Guararapes. Os combates foram travados em 1648 e 1649 e a eles é atribuído a origem do sentimento de pátria, quando várias etnias brasileiras (indígenas, africanos e brancos) se uniram para combater os invasores batavos.

O movimento é simbolicamente considerado também como o que deu origem ao Exército brasileiro. O dia da primeira Batalha, 19 de abril, é a data em que se comemora o aniversário do Exército brasileiro. Devoto de Nossa Senhora dos Prazeres, Barreto de Menezes mandou construir uma capela. Junto ao altar-mor, estão os restos mortais de André Vidal de Negreiros e João Fernandes Vieira, dois personagens de grande importância na Insurreição Pernambucana.

D. Antônio Fernando Saburido, OSB, Arcebispo de Olinda e Recife, presidiu a procissão, que percorreu a Avenida Guararapes seguindo até o Santuário nos Montes dos Guararapes. Após a procissão, houve a Missa campal.

 Com informações da Gaudium Press

Por favor, deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: