By

Devoção ao Santo Rosário

O Rosário pelas ruas

 

      Em particular, podemos dizer que a recitação do Rosário feita silenciosamente enquanto se caminha, viaja, foi a ocupação mais comum entre os santos .

        Alguns o demonstraram até externamente passando de rua em rua, com o Rosário em movimento entre as mãos .

  • São João Batista de La Salle, não só caminhava  sempre com a Coroa na mão,  mas obrigou até todos os seus filhos a percorrer as ruas da cidade recitando o Rosário. 

  • São Luiz Grignion de Montfort tinha o Rosário como companheiro inseparável das suas intermináveis viagens missionárias, santificando com as Ave-Marias ,as ruas e regiões da França. 

  • São Felipe Néri, São Félix de Cantalice, Santo Afonso Maria de Ligório, Santo Antônio Maria Claret, e outros não faziam mistérios de caminhar ou viajar sempre recitando Rosários sem número . 

  • Era belo ver São Leonardo de Porto Maurício voltar ao convento após as fadigas apostólicas, recitando serenamente o Rosário. E era um espetáculo edificante ver o jovem São João Berchmans com outros frades , recitar devotamente o Rosário pelas ruas da cidade. 

  • São Carlos de Sezze, indo e vindo dos campos , recitava sempre a Coroa . E o servo de Deus Pe.Anselmo Treves, quando encontrava alguém , lhe perguntava: “Fez bom passeio ? Semeou muitas Ave-Marias pelo seu caminho ?” 

  • São Conrado de Parzhan, humilde capuchinho da Baviera, reunia os rapazes pelas ruas e recitava com eles o Rosário , em pia procissão , que edificava toda a cidade . 

  • Santa Joana D’Arc se reconhecia facilmente, cavalgando absorta junto ao seu rei . Ele mesmo uma vez lhe perguntou o que sonhava enquanto cavalgava tão silenciosa . “Gentil Sire- responde a heroína- estou recitando o Rosário ”. 

  • Nos nossos tempos Santa Bertila Boscardin de Vicenza, São Maximiliano Maria Kolbe, em Roma, Pe. Dolindo Ruotolo, em Nápoles, atravessavam as ruas da cidade recitando o Rosário. 

  • São José Cafasso conta que um dia , de manhã cedo , encontrou pelas ruas de Turim uma velhinha toda recolhida. O Santo lhe perguntou: “ Por que , boa velhinha, andas pela rua a esta hora ?”

“Passo a limpar as ruas”, respondeu a velhinha. Admirado, o Santo perguntou: “ Que quer dizer ?” “Esta noite foi carnaval e foram cometidos muitos pecados . Por isso , passo rezando o Rosário , para purificar as ruas de tantos pecados ”. Muito bem , boa velhinha!

  • “O Rosário é minha oração predileta.Oração maravilhosa. Maravilhosa na simplicidade e na profundidade. A todos exorto de coração que a rezem!”  (João Paulo II)

   

 (Fonte: O Santo Rosário e os Santos, Pe. Stefano Maria Manelli,F.F.I.)

4 Responses to Devoção ao Santo Rosário

  1. Achei muito interessante estas referências ao Rosário. Sempre rezo o terço quando estou andando.
    Parabéns pelo site!

  2. Micheline Alves says:

    Outro dia, estava rezando o terço a caminho do trabalho, um hábito que trago comigo há algum tempo, quando um cidadão, não sei de qual religião ele fazia parte, me repreendeu, dizendo que eu “deveria rezar para Deus, que o terço era coisa do demônio” Nossa! Estava tão entretida em minha oração, que não tive oportunidade de dizer algo a respeito… agora, pensando bem no que houve, senti pena daquele rapaz, que sinto, estar perdido em se tratando de religião. E me pergunto: para quem ele achava que eu estava rezando?!? Gostei muito da matéria que foi exposta, falando do rosário… como seria bom se o tal rapaz pudesse ler também… Fiquem com Deus. Abraços…

  3. Fernando José says:

    Salve Maria, Muito bom para as pessoas verem qual a importância do Santo Rosario!

  4. Guida Peixoto says:

    Rezar o terço nas ruas já é um hábito que tenho há muito tempo, principalmente dentro do ônibus, é triste saber que existe pessoas que só procuram a oração quando o desespero aparece de qualquer forma, e também ser criticada por olhares e palavras, pois não é só na igreja que rezamos terços mais em todo o lugar assim o queira. Rezo porque me sinto bem, e me fortalece pois ao sair de casa não sabemos o que encontraremos na rua, ou se voltamos principalmente nos dias de hoje.
    Salve Maria.

Por favor, deixe um comentário