By

A tristeza é boa ou má?

Sinais da boa e da má tristeza segundo São Francisco de Sales

Fonte: Pe. Joseph Tissot, A arte de utilizar as próprias faltas. Rio de Janeiro: Missionários de São Francisco de Sales, 1938.

         “São Paulo diz que >a tristeza que é segundo Deus, produz a penitência para a salvação, a tristeza do mundo produz a morte. A tristeza pode, portando, ser boa ou má, conforme as disposições que produz em nós. É bem verdade que ela mais freqüentemente produz efeitos maus que bons, pois os bons são não mais que dois: a misericórdia (o pesar pelo mal que outros sofrem) e a penitência (a dor de ter ofendido a Deus), enquanto que os maus efeitos são seis: a angústia, a preguiça, a indignação, o ciúme, a inveja e a impaciência.

        Isso fez dizer o Sábio: >A tristeza mata a muitos, nela não há proveito, porque ao lado de dois regatos de águas cristalinas que brotam da fonte da tristeza, nascem outros seis de águas poluídas”.

        O demônio se esforça, portanto, para produzir essa má tristeza. Com o objetivo de conseguir desanimar e desesperar a alma, procura primeiro perturbá-la. E não lhe custa muito sugerir pretextos para isso: não deveríamos, então, afligir-nos por ter ofendido a Soberana Majestade, por ter ultrajado a infinita Beleza e ferido o Coração do mais terno dos pais?

        “De certo”, responde-nos São Francisco de Sales, “devemos nos entristecer, mas com  verdadeiro arrependimento, e não com uma dor mal-humorada, feita de despeito e indignação. Ora, o verdadeiro arrependimento é calmo, como todo  sentimento inspirado pelo bom Espírito: Non in commotione Dominus, >o Senhor não está na perturbação. Onde começa a haver inquietação e perturbação, a boa tristeza é substituída pela má.

        “A má tristeza” — continua nosso Santo — “deprime e perturba a alma, incute-lhe inquietação e exagerados temores, tira-lhe o gosto pela oração, arrefece e acabrunha a mente, impede-a de tirar proveito dos bons conselhos, priva-a de resolução, de discernimento e de coragem, abate-lhe as forças. Em uma palavra, é para a alma como um rigoroso inverno que tira toda a beleza da terra e imobiliza  todos os animais, pois priva a alma de toda a suavidade e paralisa todas as suas faculdades”.

Se gostou então vote! Clique aqui e deixe o seu voto.

2 Responses to A tristeza é boa ou má?

Por favor, deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: