By

Fundador dos Arautos, doutor em direito canônico

     doutor-mjc   

“A Banca Examinadora do “Angelicum”, de Roma, outorgou nota máxima à Tese de doutorado de Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP, intitulada “A gênese e o desenvolvimento do Movimento dos Arautos do Evangelho e seu reconhecimento canônico”.  

         Em Roma, centro de formação acadêmica dos clérigos do mundo inteiro, destaca-se a famosa Universidade Pontifícia de São Tomás de Aquino, o Angelicum, como é conhecida. Pertencente à Ordem de São Domingos, a origem dessa instituição de ensino superior remonta ao Studium medieval, constituído em 1220. Suas faculdades de Filosofia e Direito Canônico têm uma tradição mais do que secular, sendo fundada a primeira em 1882, e a segunda em 1896.

Conteúdo da Tese de doutorado

        Nessa renomada universidade, Mons. João Scognamiglio Clá Dias apresentou em 27 de novembro sua defesa de Tese de doutorado em Direito Canônico. Intitulado A gênese e o desenvolvimento do Movimento dos Arautos do Evangelho e seu reconhecimento canônico, o trabalho tem como finalidade “avaliar qual a figura jurídica que mais convém ao Movimento dos Arautos”.

          A Tese compõe-se de três capítulos. No primeiro são analisadas as várias figuras associativas existentes na atual legislação canônica. No segundo, é descrito o percurso vocacional do fundador, assim como a evolução jurídica do Movimento, desde a sua gênese até o presente; ainda neste capítulo, explana-se com precisão e rigor o importante papel desempenhado pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira na formação religiosa, filosófica e cultural de Mons. João Scognamiglio Clá Dias, ficando assim patente quanto o pensamento e a personalidade dessa destacada figura do laicato católico do século XX influenciaram o carisma dos Arautos do Evangelho. O terceiro capítulo apresenta os elementos essenciais do carisma e da espiritualidade do Movimento, a qual pode ser resumida numa ardorosa devoção à Sagrada Eucaristia, a Maria e ao Papa. Por fim, o autor da Tese desdobra importantes e profícuas conclusões.

A opinião dos examinadores

        A Banca Examinadora estava constituída pelo Revmo. Pe. Bruno Esposito, OP, Decano da Faculdade de Direito Canônico e Orientador da Tese; pelo Revmo. Pe. Jan Sliwa, OP, Vice-Decano da Faculdade de Direito Canônico; e pelo Revmo. Pe. Marcelo Santos das Neves, OP, conceituado professor da Faculdade de Direito Canônico e Censor da Tese.

        Após a exposição, padre Bruno Esposito e padre Marcelo Santos das Neves apresentaram diversas questões a Mons. João e, em seguida, deram seu parecer sobre o trabalho apresentado. Salientaram inclusive ter sido essa a primeira defesa de tese feita por um fundador, no Angelicum. Dada a relevância da opinião desses conceituados professores, publicamos nas páginas seguintes o texto do julgamento de cada um.

       A Tese de Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP, que recebeu a nota máxima, será publicada em breve no Brasil, e estará disponível em quatro línguas: português, espanhol, italiano e inglês.

 Fonte: Revista Arautos do Evangelho, Janeiro/2010.

 Alguns pontos abordados na defesa de tese.

  • História e atualidade de uma realidade eclesial apresentadas pelo próprio fundador
  • Assunto crucial abordado sem preconceito
  • Uma nova categoria jurídica, que salvaguarde a unidade do carisma
  • O ramo sacerdotal faz parte do carisma?
  • Um dos mais belos exemplos de perfeição possíveis neste mundo
  • O carisma e o exemplo do fundador dão unidade ao movimento

Para ver a tese na íntegra, clique aqui.

 

Por favor, deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: